Modalidades Fitness Adultos (16+)

MODALIDADES FITNESS PARA ADULTOS (16+)
Ginásio Corpore

No Ginásio Corpore acreditamos que treino bom é treino feito – e variado! Fique a saber mais sobre as Modalidades que têm sido praticadas no decorrer das últimas Épocas!

A participação em todas as actividades de grupo abaixo descritas está sujeita a uma idade mínima de 16 anos de idade (inclusive). Exceptua-se a Sala Cardio, onde a permanência e a realização de treinos é permitida a partir dos 14 anos de idade (inclusive).

Procura actividades destinadas a crianças e jovens? Sugerimos que consulte a página Modalidades para Crianças e Jovens
 


IMPORTANTE: 01 A 31 DE AGOSTO

O Ginásio Corpore estará encerrado para manutenção e férias. Reabertura: 01 de setembro de 2022


 

CARDIO, MUSCULAÇÃO, PERSONAL TRAINING E SMALL GROUP TRAINING

Cardiofitness / Musculação

Protocolos de Treino que combinam todas as dimensões da condição física: Resistência Cardiovascular, Resistência Muscular, Força, Flexibilidade, Mobilidade e Controlo Postural. Orientado consoante o objectivo: Perda de Massa Gorda (Emagrecimento), Ganhos de Massa Muscular (Hipertrofia Muscular), Tonificação Muscular e Ganhos ao nível da Resistência. Focalização nas diversas Cadeias Musculares mas, também na optimização dos Padrões De Movimento Funcionais (Puxar, Empurrar, Sentar, Levantar, entre outros)

Duração: Variável
Local: Sala de Musculação e Cardiofitness 
Lotação: 10 Utentes
Impacto/Intensidade: Variável

Circuito de Treino Funcional / Circuito HIIT

Circuito Funcional: Treino em circuito que pretende a reprodução de forma eficiente dos gestos motores específicos não só do Desporto como, também, da vida diária. Tem como princípio treinar o movimento e não o músculo isoladamente. Circuito HIIT: particular incidência ao nível da manutenção de elevados níveis de intensidade em curtos períodos de tempo, com vista à aceleração do metabolismo (método “TABATA”), e recrutamento de vários grupos musculares (grandes e pequenos)

Duração: 16' a 30'
Local: Sala Cardio
Impacto/Intensidade: Baixo / Médio / Alto

CROSS HIIT

Sessão Localizada de Alto Impacto com duração de 30 ou 45 minutos onde vai desafiar os limites da sua resistência e de todos os grandes grupos Musculares. Missão: SUPERAÇÃO!

Duração: 30 a 45'
Local: Sala Cardio / CG1 / CG2
Impacto/Intensidade: Médio / Alto

Localizadas XPRESS: GAP / GLUTES / LEGS e CORE

Sessões de treino localizado de curta duração (20 a 30 min) onde o objectivo será desenvolver as musculaturas implícitas à sessão: combinação de Glúteos + Abdominais + Pernas (GAP), ou Glúteos (“GLUTES”), Pernas (“LEGS”) ou Abdominais (“CORE”). Os treinos contemplam exercícios que trabalham apenas com o peso do próprio corpo ou com recursos a pequenas resistências externas. É privilegiado o trabalho de força, estabilidade, resistência, propriocepção e coordenação. Os exercícios poderão ser realizados com as séries em circuito ou em sequência fechada

Duração: 20 a 30'
Local: CG1 / CG2 / Sala Cardio
Impacto/Intensidade: Baixo / Médio / Alto

BOSU XPRESS

Treino de condicionamento físico focado no desenvolvimento da Força, Capacidade Cardiovascular e Equilíbrio, utilizando o BOSU como principal ferramenta de trabalho. BOSU: sigla para “Both Sides Up” ou “Both Sides Utilized”: consiste num equipamento de treino com duas faces, uma plana e, a outra, esférica e instável, o que o torna extremamente versátil e desafiante

Duração: 20 a 30'
Local: CG1 / CG2 / Sala Cardio
Impacto/Intensidade: Alto

Personal Trainer/PT DUO

Avaliação e acompanhamento focado e especializado no Utente para a melhoria da Condição Física, Mobilidade, Força, Agilidade, Coordenação, para além de outras capacidades que desafiam e promovem estilos de vida saudáveis. Disponível mediante marcação individual – e com possibilidade de agendamento para pequenos grupos (2/3 participantes)

Duração: 60' (PT) / 45' (PT Duo)
Sessões efectuadas por marcação prévia 
Local: Variável
Impacto/Intensidade: Variável

DUMBBELLS

Sessão de treino de curta / média duração, com vista à hipertrofia/tonificação muscular que privilegia a utilização de halteres. Poderá ser localizada ou “full body” e utilizar movimentos simples ou compostos em sistema de circuito (“X” Exercícios * “R” Reps ou “T” Tempo * “V” Voltas) ou segundo metodologias de treino mais avançadas (séries em pirâmide, super sets, drop sets ou outras). Privilegia progressões ao nível de aumentos ou diminuições nas repetições / cargas / cadências e séries.

Duração: 25'
Local: Sala Cardio
Impacto/Intensidade: Médio/Alto

SESSÕES COREOGRAFADAS DE GRUPO GRANDE

Zumba® Fitness

Aula de dança fitness sensação – a nível mundial! – onde o objectivo será conseguir um gasto calórico generalizado com benefícios Cardiovasculares e ganhos ao nível da Tonificação Muscular. Inspiração musical diversa com predominância de ritmos latinos sob a metodologia oficial da Zumba® Fitness LLC

Duração: 45'
Local: CG1 / CG2 ou Outdoor (Sazonal)
Impacto/Intensidade: Alto

STRONG NATION ™

Treino intervalado de alta intensidade movido a música que pretende desafiar os sistemas Cardiovascular e Muscular em termos de poder explosivo, força, energia e mobilidade, aumentar a resposta ao treino fisiológico, elevar a queima calórica e aumentar a capacidade de o organismo queimar calorias em momento pós-treino (EPOC)

Duração: 45'
Local: CG1 / CG2
Impacto/Intensidade: Alto

STEP

Sessão que privilegia a Resistência Cardiovascular e que pretende melhorar a forma física, com particular foco na Perda de Peso e no desenvolvimento da Coordenação Motora. Sob um clima de festa ritmo e energia, muito semelhante a sessões como o Corpore Fit e a Zumba® Fitness, neste caso os exercícios são praticados com a ajuda de um pequeno banco (STEP), de altura variante consoante a resistência do praticante

Duração: 45'
Local: CG1 / CG2
Impacto/Intensidade: Alto

Corpore Fit

Sessão de grupo que privilegia a utilização de estruturas padronizadas de movimentos (coreografias) que provocam a melhoria de todas as capacidades físicas, com maior incidência na condição Cardiovascular. Realização de sequências variadas de Aeróbica, STEP e Slide, com inspiração musical diversa e em ambiente divertido e animado. Recurso ao peso corporal e a pequenas resistências externas para trabalho mais localizado em momento posterior da sessão

Duração: 45'
Local: CG1 / CG2
Impacto/Intensidade: Baixo / Médio / Alto

PUMP

Treino de exercícios de alta intensidade com recurso a acessórios tais como barras, pesos, STEPs. Utiliza, simultaneamente, movimentos de ginástica e pesos, sob um estilo articulado que aumenta progressivamente de intensidade, com movimentos acompanhados por músicas animadas e motivadoras

Duração: 30 a 45'
Local: CG1 / CG2
Impacto/Intensidade: Médio/Alto

AeroCHAIR

Sessão coreografada com recurso a uma cadeira e ao peso corporal onde são executados exercícios / sequências tanto em posição sentada como de pé. Privilegia a combinação entre o trabalho ao nível da Resistência Cardiovascular com a Tonificação Muscular. O objectivo será promover um elevado dispêndio energético em ambiente divertido, ao som de música animada, melhorando assim a Coordenação Motora bem como todas as restantes Capacidades Físicas, e reduzindo os níveis de Stress dos seus praticantes

Duração: 30'
Local: Online
Impacto/Intensidade: Alto

CORPO E MENTE

Pilates

Método de alongamento e de reeducação do movimento capaz de restabelecer e aumentar a Flexibilidade e Força Muscular, melhorar a respiração, corrigir a postura e prevenir lesões. Privilegia a utilização do peso do próprio corpo bem como de pequenos equipamentos ou resistências externas que ajudam a intensificar os estímulos. Trabalho dos músculos dorsais e abdominais como principal foco das sessões pretendendo-se, porém, uma melhoria generalizada da consciência corporal, bem como a aquisição de movimentos úteis tanto para treino como para o dia-a-dia

Duração: 45'
Local: CG1 / CG2
Impacto: Baixo / Intensidade: Variável

Mobility

Sessão dedicada ao aumento da qualidade de movimento através do aumento da Força e da Amplitude Articular generalizadas. Correcção postural e alívio de tensões com recurso a exercícios de alongamento localizado e libertação miofascial. Utilização do peso do próprio corpo ou de pequenos equipamentos/resistências externas em ambiente descontraído e relaxante

Duração: 40'
Local: CG1 / CG2
Impacto: Baixo / Intensidade: Variável

Fly Fit

Modalidade de treino funcional antigravidade em torno do uso do sling (columpio) com vista ao aumento da Força e da Mobilidade Articular. Ideal para alunos que gostam de desafios e da sensação de controlo corpo em suspensão. Trabalho de todas as cadeias musculares mas com particular foco na força do trem superior (Força CORE) e Flexibilidade dos Membros Superiores e Inferiores

Duração: 45'
Local: Temporariamente suspenso
Impacto: Baixo / Intensidade: Variável

 


SÉNIORES ACTIVOS

Fitness Sénior

Programa de condição física para adultos. Tem como principal objectivo a saúde e bem-estar numa fase mais avançada da vida onde o fortalecimento e manutenção da boa saúde gerais serão pontos-chave para a garantia de qualidade de vida, bem como a prática de exercício enquanto manutenção de boa saúde mental e um sistema imunitário mais resiliente

Duração: Variável
Local: Variável
Impacto: Baixo / Intensidade: Variável

 


MATERNIDADE E GINÁSTICA PÓS-PARTO

Pilates Pré-Parto

Sessões individuais onde a prática de exercício tem como prioridade, acima de tudo, a segurança da mãe e do bebé. Consiste em exercícios leves a moderados para ajudar a manter a boa Forma Física, Força e Endurance, fazendo com que as alterações físicas da gravidez ocorram de forma mais controlada e confortável. Mais importante que tudo, permite aumentar a confiança e determinação no momento do Parto. Para além disso, permite uma recuperação mais rápida após o Parto

Duração: 45'
Sessões efectuadas por marcação prévia
Local: Variável
Impacto: Baixo / Intensidade: Variável

Pilates Pós-Parto

Sessões individuais que têm como objectivo principal a correção postural, a reabilitação e fortalecimento da região abdominal e do soalho pélvico. Indicado para a Mãe que, após a gravidez, quer retomar ou iniciar a atividade física. Preparação da Mãe para as exigências físicas do dia-a-dia como agachar, pegar no bebé, entre outros. Para além disso, permite a tonificação corporal

Duração: 45'
Sessões efectuadas por marcação prévia
Local: Variável
Impacto: Baixo / Intensidade: Variável

Ginástica Pós-Parto (Low Pressure Fitness)

Low Pressure Fitness: Técnica global de exercícios posturais e respiratórios associados a uma diminuição da pressão intra-abdominal. Aconselhado na recuperação pós-parto – disponível mediante marcação individual

Duração: 45'
Sessões efectuadas por marcação prévia
Local: Variável
Impacto: Baixo / Intensidade: Variável

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