Notícias

Maria Alexandra Barroso e Ginastas do CAGPD homenageados na XIX Gala do Desporto Açoriano

O Clube de Actividades Gímnicas de Ponta Delgada agradece o apoio de:

Publicado a: 28/07/2020


ASSOCIAÇÃO GÍMNICA DOS AÇORES ORGANIZA CAMPEONATO REGIONAL DE GINÁSTICA AERÓBICA/TRAMPOLINS E ENCONTRO REGIONAL DE INFANTIS/GPT

Nos passados dias 7 e 8 e de Março mais de 200 Ginastas de São Miguel e Santa Maria deslocaram-se até ao Pavilhão do Complexo Desportivo da Ribeira Grande para mais uma edição do Campeonato Regional de Ginástica Aeróbica / Trampolins e Encontro Regional de Infantis / GPT (Ginástica Para Todos). Organizada e promovida pela Associação Gímnica dos Açores, a presente edição contou com a presença de crianças desde os 3 anos até à competição com ginastas de índole Internacional.

Campeões Regionais de Elite:

Individual Masculino: Rui Cansado (Sénior)
Individual Feminino: Sara Silva (Sénior)
Individual Feminino: Filipa Leite (Júnior)

Campeões Regionais 1º Divisão:

Individual Feminino: Camila Pires (Iniciado)
Individual Masculino: Martim Medeiros (Iniciado)
Trio: Inês Morgado, Eva Amado e Gabriela Tavares (Iniciado)
Grupo: Eduarda Silveira, Mª Eva Amaral, Camila Pires, Mª Inês Neto
e Miriam Moutinho (Iniciado)
Individual Feminino: Leonor Januário (Juvenil)
Individual Masculino: Tiago Pinheiro (Juvenil)
Par Misto: Leonor Januário e Tiago Pinheiro (Juvenil)
Trio: Matilde Cymbron, Leonor Januário e Tiago Pinheiro (Juvenil)
Grupo: Letícia Oliveira, Filipa Macedo, Zamy Tomé, Júlia Alves e
Manuel Resendes (Juvenil)
Individual Feminino: Lara Faria (Júnior)
Individual Masculino: Tomás Amaral (Júnior)
Par misto: Neuza Rocha e Joaquim Meneses (Júnior)
Trio: Tomás Amaral, Cláudia Pinheiro e Filipa Leite (Júnior)
Grupo: Maria Correia, Cláudia Pinheiro, Filipa Leite, Lara Faria e
Tomás Amaral (Júnior)

Campeões Regionais Divisão Base:

Individual Feminino: Leonor Carvalho (Iniciado)
Individual Feminino: Maria Raposo (Juvenil)
Individual Masculino: Emanuel Valério (Juvenil)
Par misto: Vitória Martins e Emanuel Valério (Juvenil)
Trio: Leonor Almeida, Mariana Farias e Vitória Martins (Juvenil)
Individual Feminino: Sofia Moniz (Júnior)
Trio: Maria Raposo, Matilde Medeiros e Sofia Moniz (Júnior)
Aerodance: Abigail Medeiros, Alícia Luís, Júlia Moniz, Margarida Sousa, Mª Inês Galvão Ponte, Sara Tavares, Alice Umbelino, Ana Almeida, Carolina Sousa, Dulce Raposo, Íris Rodrigues, Lara Esteves, Leonor Moura, Matilde Cordeiro Raposo, Sofia Almeida, Stella Smith e Rita Raposo (Esperança)
Aerodance: Duarte Mota, Leonor Torres, Margarida Medeiros, Mª Emília Escabeche, Mª Antónia Lucas, Maria Faustino, Mariana Melo, Sara Freitas e Vitória Veríssimo(Absoluto)

Houve ainda diversas menções para as competições de Trampolins, Ginástica para Todos e para o Encontro Regional de Infantis.

Para além do apuramento para os Campeonatos Nacionais de Ginástica Aeróbica na 1ª divisão/ elite / base, também, 14 ginastas do CAGPD estão em preparação para o Campeonato Mundial de Ginástica Aeróbica (Baku no mês de Maio). O CAGPD agradece o apoio das entidades, DRD /Governo Regional dos Açores, Câmara Municipal de Ponta Delgada, Grupo Bensaúde, Finançor, Autatlantis, Crédito Agrícola, Junta de Freguesia da Relva e Luís Almeida e Sousa Arquitectos, em toda a preparação para a competição gímnica mais importante do ano.

Fotografias de Emanuel Umbelino 

 

 

 

 

 

Publicado a: 24/03/2020

 


CLUBE DE ACTIVIDADES GÍMNICAS CONQUISTA A 10ª TAÇA DE PORTUGAL CONSECUTIVA 

Decorreu este fim-de-semana, na Maia, a Taça de Portugal de Ginástica Aeróbica.

Com a presença dos melhores ginastas portugueses da actualidade, em representação de  12 clubes, num total de 170 coreografias, foi, uma vez mais, o Clube de Actividades Gímnicas de Ponta Delgada a conquistar o ceptro de Campeão, alcançando o ouro em todas as provas, escalões e categorias em que participou.

Sara Silva obteve a nota mais alta de toda a competição (20.900), seguida de perto por Rui Cansado (20.650).

Destaque ainda para a juvenil Leonor Januário que, entre 40 ginastas, foi novamente a melhor portuguesa.

Para além destes ginastas, a comitiva açoriana contou ainda com o contributo de Tomás Amaral, Tiago Pinheiro, Manuel Resendes, Matilde Cymbron, Letícia Oliveira, Filipa Macedo, Júlia Alves, Zamy Tomé, Filipa Leite e Claudia Pinheiro.

A equipa do CAGPD venceu com um total de 153,33 pontos, seguida pelo All4Gym-Associação Gímnica de Águeda com 145,209 pontos e pela Academia CantanhedeGym com 136,733 pontos, que fechou o pódio.

O CAGPD agradece o apoio da Bentrans e Finançor.

De recordar que os açorianos foram finalistas desta competição coletiva em 2006, e, vencedores pelo GINÁSIO CORPORE entre 2007 e 2009.

Após a filiação do CAGPD, o clube é o vencedor consecutivo da Taça de Portugal no escalão absoluto desde 2010 a 2020. Os Açorianos totalizam assim 13 vitórias consecutivas da Taça de Portugal.

Resultados nos pódios

ESCALÃO JUVENIL

Individual Masculino:
1º Tiago Pinheiro
2º Manuel Resendes

Individual Feminino:
1º Leonor Januário
3º Matilde Cymbron

Par Misto:
1º Leonor Januário/Tiago Pinheiro
2º Matilde Cymbron/Manuel Resendes

Trio:
1º Leonor Januário/Tiago Pinheiro/Matilde Cymbron

Grupo:
1º Letícia Oliveira/Filipa Macedo/Zamy Tomé/Júlia Alves/ Manuel Resendes

ESCALÃO JÚNIOR

Individual Masculino:
1º Tomás Amaral

Trio:
1º Claudia Pinheiro/ Filipa Leite/ Tomás Amaral

ESCALÃO SENIOR

Individual Masculino:
1º Rui Cansado

Individual Feminino:
1º Sara Silva

 

Créditos Fotos: Hélder Cruz

O CAGPD congratula todos os ginastas e treinadores e agradece a toda a organização: FGP/ Clube Castelo da Maia e Juízes.

Publicado a: 03/02/2020

 


CLUBE DE ACTIVIDADES GÍMNICAS DE PONTA DELGADA CONQUISTA 14 PÓDIOS NO OPEN INTERNACIONAL DA MAIA

Decorreu este fim-de-semana, no Complexo Municipal de Ginástica da Maia, o Open Internacional de Ginástica Aeróbica. 

Naquele que foi o segundo momento de seleção para o Campeonato do Mundo em Bakú, e que contou com os melhores ginastas portugueses da actualidade, o Clube de Actividades Gímnicas de Ponta Delgada conquistou 14 pódios.

No escalão juvenil Leonor Januário chegou ao ouro e Matilde Cymbron o bronze, sendo que, com Tiago Pinheiro, e na categoria Trio, alcançaram a prata, logo atrás do trio da Grã-Bretanha. 

Na categoria individual masculino e Par Misto, Tiago Pinheiro subiria ao lugar mais alto do pódio, ao passo que Manuel Resendes, em ambas as categorias finalizava na 2ª posição. Na categoria grupo, Zamy Tomé/Letícia Oliveira/Filipa Macedo/Manuel Resendes/Júlia Alves confirmavam a prata, ficando o ouro, uma vez mais, para a Grã-Bretanha e o bronze para um grupo com ginastas de uma parceria de 2 clubes do Continente. 

Nota de destaque para o facto de todos os ginastas açorianos do escalão juvenil terem obtido os mínimos exigidos pela Federação na nota final e de dificuldade, faltando porém, e ainda, o 3º momento de seleção, sendo que só é permitido na competição Mundial 1 grupo de cada Nação.

Tomás Amaral, na categoria individual masculino, volta às vitórias,  Maria Correia/Cláudia Pinheiro/Filipa Leite ficam com a prata na categoria Trio, e Sara Silva e Rui Cansado, com ouro no escalão sénior, em Individual. Os dois ginastas, juntamente com Diana Diogo, chegam também ao ouro na categoria Trio e Par Misto com a ginasta Rita Gomes.

O Clube de Actividades Gímnicas de Ponta Delgada agradece o apoio da Bentrans, Autatlantis e Sportzone.


Foto: Comitiva do CAGPD no Open Internacional da Maia (17 e 18 de Janeiro de 2020). Créditos: Hélder Cruz

Publicado a: 21/01/2020

 


Sara Silva e Clube de Actividades Gímnicas de Ponta Delgada  galardoados no 69.º aniversário da Federação de Ginástica de Portugal

 

Decorreu, no Pavilhão Multiusos de Odivelas, a ” 69ª Gala Comemorativa da FGP”.

Sara Silva, atleta de Alto Rendimento (nível A), ganhou o prémio de 
“Atleta do Ano” na disciplina Aeróbica.

Alexandra Barroso, fruto dos resultados ao leme do Clube de Actividades Gímnicas de Ponta  Delgada, foi também distinguida, sendo-lhe atribuído o galardão de “Mérito e Bons Serviços”. 

Recorde-se que para além dos 12 títulos de campeões nacionais, o CAGPD venceu ainda a 9.ª Taça de Portugal consecutiva, juntando à hegemonia interna vários pódios internacionais, com destaque para o bronze de Rui Cansado no Campeonato da Europa em Baku ( Azerbeijão).

Publicado a: 24/12/2019

 


Açoriano Rui Cansado com 3 medalhas nos Campeonatos Mediterrâneos juniores

Rui Cansado conquistou este fim-de-semana, nos 4°s Campeonatos do Mediterrâneo de Júniores (Comegym) -que decorreram entre 25 e 29 de Setembro em Cagliari (Sardenha/Itália)- 2 medalhas de prata e uma de ouro.

Para o certame de Ginástica (Aeróbica, Artística Masculina, Artística Feminina e Rítmica) onde estiveram representadas 14 nações, foram convocados 10 ginastas portugueses (num máximo de 3 em cada uma das 4 disciplinas gímnicas).

Na variante Aeróbica, Rui Cansado (CAGPD) / Ana Rita Gomes (ALL4GYM) / Tânia Almeida (URD) alcançam o primeiro lugar por equipas, subindo aos restantes lugares do pódio a equipa da casa (Itália) e a Turquia.

Em Individual masculino, Cansado chegou à Prata com 20.050 pontos -a apenas 0,1 ponto do Italiano Andrea Colnago (20.150)-, mas na categoria Par Misto, e ao lado de Ana Rita Gomes (ALL4GYM), conquistou o Ouro (19.650), relegando à prata a dupla italiana, actual Campeã da Europa.

Extra-competição, destaque para a presença da treinadora Alexandra Barroso no Simpósio da União Europeia de Ginástica (UEG), onde se analisou o código internacional de pontuação da Federação Internacional de Ginástica (FIG) para o novo ciclo olímpico 2021-2024.

 


Ginastas Açorianos em 2 Estágios Internacionais

“Os ginastas do CAGPD terminarão esta época após 2 estágios internacionais de preparação técnica e coreográfica. O primeiro da UEG (União Europeia de Ginástica) com cerca de 90 ginastas de 10 nacionalidades está a decorrer em Latina (Itália), enquanto que o segundo, será realizado com um dos melhores atletas da atualidade na Ginástica Aeróbica, o húngaro Daniel Bali.

O ano de 2019 foi novamente repleto de brilhantes resultados. Em termos internacionais os ginastas do CAGPD obtiveram 1 medalha de prata no Open Internacional de França. No Open Internacional de Cantanhede alcançaram 1 medalha de ouro, 4 de prata e 3 de bronze entre cerca de 600 ginastas de todos os Continentes. Sara Silva alcança a 2ª posição na Taça do Mundo de Cantanhede e é 6ª na Taça do Mundo do Japão. No Japão, Rui Cansado consegue alcançar dois pódios na categoria Individual e Par Misto.  No Campeonato da Europa em Bakú dos 6 Açorianos da Seleção Nacional, o destaque vai para a medalha de bronze do ginasta Rui Cansado e para Sara Silva que alcança a 7ª posição renovando o seu estatuto de Alto Rendimento para nível A. O grupo júnior obtém também um brilhante 7º lugar. Sara Silva alcança ainda o 8º lugar nos Jogos Europeus em Minsk.

Em termos Nacionais, por equipas (melhores notas de 3 diferentes categorias), o CAGPD alcança 3 títulos de Campeões Nacionais e 3 de Vice-campeões em 3 escalões. Em termos individuais alcançam 13 títulos de Campeões Nacionais, 7 de vice-Campeões Nacionais e 3 terceiros lugares.  

O CAGPD vence a Batalha dos Campeões (dois melhores do País) nas categorias selecionadas para 2019: individual Feminino sénior elite e Trio Júnior elite com as ginastas Sara Silva e Maria Correia/Cláudia Pinheiro/Filipa Leite.

Na continuidade das Taças ganhas pelo Ginásio Corpore, o Clube de Actividades Gímnicas de Ponta Delgada vence ainda em 2019 a Taça de Portugal (escalão absoluto) pela nona vez consecutiva.

A nova época começa em Agosto com treinos bi-diários ainda sem o início de obras do tão esperado pavilhão específico para a Ginástica. A competição principal para 2020 será novamente em Bakú no Campeonato do Mundo de Ginástica Aeróbica.”

Leonor Januário – Quatro (4) títulos de Campeã Nacional, só em 2019 (número máximo de categorias permitido). Créditos: Helder Cruz

Ginastas presentes no estágio da UEG 

 


RUI CANSADO MEDALHA DE BRONZE NO CAMPEONATO DA EUROPA

Realizou-se em Bakú (Azerbaijão) o 11º Campeonato da Europa de Ginástica Aeróbica. Seis ginastas açorianos da Seleção Nacional competiram, garantindo todos um lugar nas finais (8 melhores). Rui Cansado, do Clube de Actividades Gímnicas de Ponta Delgada, com 20.550 pontos -ex-équo com o Romeno Daniel Tavoc-, alcançou um brilhante 3º lugar em individual masculino júnior, numa competição  ganha pelo Campeão Mundial (2016) Anton Kolobov (Rússia), seguido pelo atual Campeão Mundial Miguel Mané (Espanha). 

AÇORIANOS TODOS NA FINAL DO CAMPEONATO DA EUROPA

Sara Silva foi a única ginasta portuguesa nas finais do escalão Sénior/Individual Feminino, alcançando o 7º lugar entre 34 participantes, com 20.500 pontos. Os lugares do pódio foram para a Rússia (1º e 2º lugares) e para a Bulgária (bronze). 

Rui Cansado (CAGPD) e Rita Gomes (A4G), na categoria de Par Misto / Júnior ficaram a apenas 0,1 pontos do pódio, que ficou por conta de Itália(1º), Rússia(2º) e Roménia(3º). 

O Grupo Júnior, protagonizado por  Rui Cansado/ Maria Correia/ Lara Faria / Filipa Leite / Cláudia Pinheiro, assegurou outra das 6 finais alcançadas pela equipa nacional, mantendo a classificação das qualificativas (7º lugar), não obstante melhoria na nota, que subiu de 17.750 para 18.400 pontos. Rússia, Hungria e Roménia lideraram, por esta ordem, a classificação final.

Toda a equipa Nacional está de parabéns pelos excelentes resultados. 

 


CLUBE DE ACTIVIDADES GÍMNICAS DE PONTA DELGADA CONQUISTA 12 TÍTULOS DE CAMPEÕES NACIONAIS 

Decorreram este fim-de-semana, no Complexo Municipal de Ginástica da Maia, os Campeonatos Nacionais de Ginástica Aeróbica em base, 1ª divisão e elite. Com a presença dos melhores ginastas portugueses da actualidade, o Clube de Actividades Gímnicas de Ponta Delgada conquistou 18 pódios, arrecadando os primeiros 9 títulos nacionais: Manuel Resendes/Matilde Cymbron/Júlia Alves (Individual masculino, par misto e trio) no escalão iniciado de 1ª divisão; Maria Raposo/Joaquim Meneses (Par Misto no escalão juvenil base); Tomás Amaral/Leonor Januário/ Tiago Pinheiro/ Filipa Macedo/ Letícia Oliveira (Individual masculino/feminino/Par misto e grupo) no escalão juvenil de 1ª divisão. Estes últimos, a par com Zamy Tomé, venceram ainda o Campeonato Nacional de Aerodance no escalão esperanças. 
 
Os outros 3 títulos chegaram em equipas -no escalão iniciado de 1ª divisão- e, em juvenis, onde as equipas A e B alcançaram (quer na base, quer na 1ª divisão) os dois lugares mais altos do pódio. 
 
Os ginastas do grupo júnior Maria Correia, Cláudia Pinheiro, Filipa Leite, Lara Faria e Rui Cansado, bem como, a sénior (elite) Sara Silva foram primeiros classificados e participaram, posteriormente, no estágio de seleção nacional de preparação para o Campeonato da Europa que se realizará em Baku, no final deste mês.  
 
 
 
Imagens
Créditos Hélder Cruz/FGP

 


SARA SILVA É 6ª NA TAÇA DO MUNDO DO JAPÃO RUI CANSADO PRATA EM PAR MISTO E BRONZE NA INDIVIDUAL

Sara Silva obtém o 6º lugar na SUZUKI WORLD CUP, o seu melhor resultado de sempre no Japão.  A competição foi ganha pela japonesa campeã do Mundo Riri Kitazume, ficando duas russas nos lugares seguintes do pódio. Entre 24 ginastas de 17 países, Sara consegue o apuramento em 6º mantendo a mesma posição na final. 

No escalão júnior, o Par Misto Rui Cansado (CAGPD)/ Rita Gomes do clube A4Gym de Águeda ganham medalha de prata, sendo o ouro para o par do Vitname e o bronze para a Rússia. 

Em fase preparatória para o Campeonato da Europa Cansado em individual, sobe novamente ao pódio em 3º lugar, sendo esta categoria ganha pelo espanhol campeão do mundo júnior Miguel Mané, seguido por Wei Lian Jun de Taipé. 

Alexandra Barroso foi a juíz Internacional portuguesa, assumindo Marta Coutinho (A4G de Águeda) as funções de treinadora.

 

 


ESTÁGIO DE VERÃO – 1 A 13 DE JULHO – INSCRIÇÕES ABERTAS!

➡️ https://www.facebook.com/events/447393765997866/ ⬅️


SARA SILVA MEDALHA DE PRATA NA TAÇA DO MUNDO DE CANTANHEDE, É A NOVA NÚMERO 2 MUNDIAL DA FEDERAÇÃO INTERNACIONAL DE GINÁSTICA

Sara Silva obtém um resultado histórico na Taça do Mundo ao alcançar a medalha de prata entre 22 ginastas de 17 países. O pódio foi dividido com a turca Ayse Onbasi (ouro) e a russa Ekatarina Pykhtova (bronze). Na final, fizeram-se também representar ginastas do Brasil, Espanha, Bulgária e Perú. Com este resultado a ginasta do CAGPD Sara sobe à 2ª posição no ranking da Federação  Internacional de Ginástica, a sua melhor classificação de sempre.

CAGPD CONQUISTA 7 PÓDIOS NO OPEN INTERNACIONAL DE CANTANHEDE

Os ginastas do Clube de Actividades Gímnicas de Ponta Delgada voltaram a estar em grande na variante “Open”, ao alcançar 1 medalha de ouro, 3 de prata e 3 de bronze.

No escalão júnior, destaque para o Par Misto de Rui Cansado com Rita Gomes do clube A4Gym de Águeda. Gomes do clube A4Gym de Águeda. Em fase preparatória para o Campeonato da Europa da categoria, dividiram o pódio com a Ucrânia e Itália, tendo Cansado repetido a façanha em individual, onde arrebataria a prata.

No escalão juvenil, Tomás Amaral arrecadou o 2º lugar (a escassos 0,05 pontos do Russo Kirill Klimov), Leonor Januário, (entre 70 ginastas de 13  
nacionalidades) o 4º, e a junção de esforços no Par Misto valer-lhes-ia o bronze, só atrás do forte contingente russo.

No escalão iniciado, Manuel Resendes alcança o 3º lugar do pódio atrás de Ilia Gagarin da Rússia e Daniel Nula da Espanha. Em Par Misto, Manuel Resendes e Matilde Cymbron alcançam a prata, mais uma vez entre dois pares da Rússia. De salientar que Matilde Cymbron classifica-se em 4º lugar a apenas 0,05 pontos do pódio. Na categoria trio, Júlia Alves, Matilde Cymbron e Manuel Resendes ganham o bronze sendo o pódio ocupado pela Hungria e Rússia. 

Maria Correia, Claudia Pinheiro, Filipa Leite, Lara Faria, Tiago Pinheiro, Letícia Oliveira e Filipa Macedo todos com meritórias performances, foram os restantes integrantes da comitiva Açoreana.

CANTANHEDE FIG AERO WORLD CUP
28-30/3/2019 – POR / Individual WOMEN
Sara SILVA – Silver Medal
© 2019 – IMAGE By Carlos Alberto Matos /
IMAPRESS for FGP.
CANTANHEDE FIG AERO WORLD CUP
28-30/3/2019 – POR / Individual WOMEN
Sara SILVA – Silver Medal
© 2019 – IMAGE By Carlos Alberto Matos /
IMAPRESS for FGP.
CANTANHEDE FIG AERO WORLD CUP
28-30/3/2019 – POR / Individual WOMEN
Sara SILVA – Silver Medal
© 2019 – IMAGE By Carlos Alberto Matos /
IMAPRESS for FGP.

 


 

O curso de Formação Inicial & Reciclagem de Juízes de Ginástica Aeróbica (5.1 unidades de crédito, creditado pelo IPDJ), começa já no próximo dia 2 de Março! 🙂

A inscrição é apoiada pela Associação Gímnica dos Açores desde que se comprometam (declaração) a pontuar competições até perfazer o total do curso.

1. Fazer inscrição em: https://engym.wufoo.com/forms/k1xwp5140dnwsn6/
2. Preencher a declaração de compromisso: declaraçaocursojuizes
3. Receberão conteúdos para curso e terão acesso por e-learning;

As inscrições também podem ser feitas na receção da AGIA das 14h às 19h.

O curso decorrerá no Complexo Desportivo da Ribeira Grande nos dias 2, 3 e 4 de Março com exame dia 6 de Março(Hora a combinar). 
Horário: dias 2 e 3 das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00, dia 4 das 9h00 às 13h00. Nos dias 9 e 10 de Março pontuarão o Campeonato Regional. 🤸‍♂️



 

9ª TAÇA DE PORTUGAL PARA O CLUBE DE ACTIVIDADES GÍMNICAS DE PONTA DELGADA E DOZE CONSECUTIVAS PARA OS AÇORIANOS

Imagens: Créditos Hélder Cruz/FGP

Decorreu este fim-de-semana, em Águeda, a Taça de Portugal de Ginástica Aeróbica.

Com a presença dos melhores ginastas portugueses da actualidade, em representação de 11 clubes, num total de 166 coreografias, foi o Clube de Actividades Gímnicas de Ponta Delgada a conquistar o lugar mais alto do pódio.  

Sendo uma competição por equipas, segundo o regulamento da Federação de Ginástica de Portugal, a classificação final é a soma de 4 notas do “programa A” (iniciado e juvenis) e 4 notas do “programa B” (juniores e seniores) em 3 categorias diferentes. A equipa do CAGPD vence com um total de 151,975 pontos. Completaram o pódio as equipas do All4Gym-Associação Gímnica de Águeda com 146,644 pontos (2º lugar) e a Academia CantanhedeGym com 142,850 pontos (3º lugar).

A equipa do CAGPD foi constituída por Tomás Amaral/ Leonor Januário (individual e par misto) e Tiago Pinheiro no “programa A”; Sara Silva, Rui Cansado, Maria Correia, Cláudia Pinheiro e Filipa Leite no “programa B”.

De recordar que os açorianos foram finalistas desta competição coletiva em 2006, e, vencedores pelo GINÁSIO CORPORE entre 2007 e 2009. Após a filiação do CAGPD, o clube é o vencedor consecutivo da Taça de Portugal no escalão absoluto desde 2010 a 2019. Os Açorianos totalizam assim 12 vitórias consecutivas da Taça de Portugal considerando-se um feito inédito em todas as modalidades desportivas dos Açores.

Acompanharam ainda a comitiva para participar no open que decorre em simultâneo com a Taça de Portugal, a treinadora Inês Silva, e, os ginastas Matilde Cymbron, Júlia Alves, Manuel Resendes, Letícia Oliveira, Filipa Macedo, Lara Faria e Sofia Magalhães, ocupando vários lugares de pódio dos diferentes escalões.

Alexandra Barroso foi a juiz da Associação Gímnica dos Açores convocada pela Federação de Ginástica de Portugal para pontuar esta competição. 

 


 


 

CAGPD CONQUISTA 4 PÓDIOS NO OPEN INTERNACIONAL DA BULGÁRIA

 

Cerca de 600 ginastas de 23 Países estiveram presentes na Taça do Mundo e Open Internacional de Plovdiv na Bulgária. Os ginastas do Clube de Actividades Gímnicas de Ponta Delgada voltaram a brilhar ao alcançar 2 medalhas de ouro e duas de prata. 

Tomás Amaral, campeão mundial do escalão juvenil, mostra novamente superioridade e classifica-se em 1º deixando a Rússia e a Roménia nos lugares seguintes do pódio. 

Rui Cansado (5º mundial no escalão júnior) também ganha a medalha de ouro com uma prestação de excelente nível técnico. Roménia e Ucrânia alcançam a medalha de prata e bronze. 

Na categoria Par Misto, Leonor Januário e Tomás Amaral obtêm a prata ficando a apenas 0, 3 pontos dos vencedores russos. Em 3º Roménia, em 4º outro Par Russo e em 5º o Par Misto da Bulgária que se mostrava como favorito por competir “em casa”. 

Rui Cansado sobe novamente ao pódio juntamente com a ginasta de Águeda Rita Gomes na categoria Par Misto. Ganham a Ucrânia e a Roménia ocupa o 3º lugar do pódio. 

Maria Correia, Filipa Leite, Cláudia Pinheiro e Leonor Januário classificam-se na 1ª metade da tabela em Individual Feminino com a Rússia a liderar a competição em todos os escalões etários.

SARA SILVA É 9ª DO RANKING MUNDIAL 2018

Sara Silva consegue apuramento para a final da Taça do Mundo da Bulgária e obtem o 8º lugar na categoria de individual feminino. A prova é ganha pela Japonesa Riri detentora do nº 1 do ranking Mundial, seguida pela Rússia e Bulgária. Com os pontos ganhos Sara Silva acaba o ranking da Federação Internacional de Ginástica de 2018 como 1ª portuguesa da atualidade e 9ª do ranking Mundial. No top 10 Mundial apenas encontram-se ginastas do Japão (1), Bulgária (2), Rússia (3), Espanha (1), Perú (1), Portugal (1) e Brasil (1).

 


 

CAGPD VENCE BATALHA DOS CAMPEÕES EM GINÁSTICA AERÓBICA

Decorreu no passado fim-de-semana em Braga, a Batalha dos Campeões de todas as disciplinas gímnicas da Federação de Ginástica de Portugal.

Nesta competição são convidados os dois melhores ginastas do País de Ginástica Artística Masculina, Ginástica Artística Feminina, Trampolins, Ginástica Acrobática, Teamgym, Ginástica Aeróbica e Ginástica Rítmica.

Os Açores estiveram representados em Ginástica Aeróbica nas duas categorias selecionadas para este ano: individual Feminino sénior e Par Misto Júnior. Sara Silva e Maria Correia/Rui Cansado do Clube de Actividades Gímnicas de Ponta Delgada ganharam a batalha dos campeões.

Nesta competição, para além dos juízes de cada disciplina, influenciam ainda a avaliação do público e a votação online.

Os ginastas Açorianos participaram ainda na Gala Prof. Reis Pinto perante uma imensidão de público que encheu o Fórum Braga.

 


 

CAGPD arrecada mais 14 títulos Nacionais

Depois das medalhas de ouro e bronze conquistadas no último Campeonato do Mundo de ginástica aeróbica, o Clube de Atividades Gímnicas de Ponta Delgada (CAGPD) venceu mais 14 títulos, desta feita de âmbito nacional, neste fim-de-semana, em Guimarães.

As Super-finais Nacionais, que contam com os seis melhores ginastas das várias disciplinas gímnicas (Teamgym, Ginástica Artística Feminina, Ginástica Artística Masculina, Ginástica Rítmica, Ginástica Aeróbica, Ginástica Acrobática e Ginástica de Trampolins), colocaram em disputa 26 títulos na categoria de aeróbica, tendo o CGAPD competido em 16 e arrecadado 14 títulos.

Fonte: Desportox9 : http://desportox9.com/2018/06/11/cagpd-arrecada-mais-14-titulos-desta-feita-nacionais/

 


 

TOMÁS AMARAL CAMPEÃO DO MUNDO

Tomás Amaral, um jovem açoriano de 12 anos, é o primeiro português a conquistar uma medalha nos mundiais de ginástica aeróbica. O ginasta português ganhou o ouro com recorde de pontos.

O jovem português Tomás Amaral tornou-se este domingo no primeiro português a ganhar uma medalha nos mundiais de ginástica aeróbica. O atleta açoriano de 12 anos, natural de São Miguel, venceu a Competição Mundial Por Grupos de Idade de Ginástica Aeróbica, na categoria Individual Masculino, no escalão Juvenil.

A competição que se disputou no Pavilhão Multiusos de Guimarães viu o jovem ginasta conquistar 19.650 pontos, um recorde naquele escalão. Tomás Amaral é atleta no Clube de Atividades Gímnicas de Ponta Delgada e ficou à frente do russo Damir Manafov (19.400 pontos) e do romeno Leonard Manta (19.200 pontos).

Fonte: O Observador: https://observador.pt/2018/05/28/tomas-amaral-o-jovem-que-foi-primeiro-portugues-a-vencer-no-mundial-de-ginastica-aerobica/

 


Créditos de fotografia: Carlos Alberto Matos / FGP Comunicação

AÇORIANOS TERMINAM ESTÁGIO DE SELEÇÃO NACIONAL E INICIAM COMPETIÇÃO MUNDIAL POR IDADES

Os seis ginastas do Clube de Actividades Gímnicas de Ponta Delgada terminaram estágio de Seleção Nacional e iniciam competição nas várias categorias pelos quais foram convocados. Rui Cansado e Maria Correia (escalão júnior), Tomás Amaral, Cláudia Pinheiro, Filipa Leite e Leonor Januário (escalão juvenil) competirão nas categorias individuais, par misto e trio. Estarão presentes atletas de todos os continentes onde apenas podem competir os dois melhores de cada País. Sara Silva e Fábio Lima iniciam o estágio de Seleção Nacional (sénior) que durará até ao Campeonato do Mundo a 1, 2 e 3 de Junho em Guimarães.

O clube agradece o apoio da Azores Airlines, Autatlantis, Bentrans e Sportzone.

 


 

Créditos fotográficos de Helder Cruz – FGP

CLUBE DE ACTIVIDADES GÍMNICAS DE PONTA DELGADA CAMPEÃO NACIONAL (1ªDIV/ELITE) POR EQUIPAS EM INICIADOS, JUVENIS E SÉNIORES

Realizou-se, nos passados dias 14 e 15 de Abril, no Pavilhão do Ginásio Clube de Águeda, o Campeonato Nacional de Ginástica Aeróbica em Divisão 1 e Elites, Divisão Base e de Aerodance, que contou com a participação de 14 clubes. 

Com a alteração do regulamento de provas da Federação de Ginástica de Portugal, passou a existir, em ambas as divisões, dois tipos de competição: Individual e por equipas/escalões (soma das 3 melhores notas de diferentes categorias). 

Na Divisão 1/elites, a disputa serviu para apurar os 6 melhores de cada categoria/escalão, que disputarão os títulos individuais no evento “Super-finais nacionais” onde à Ginástica Aeróbica se juntará a Ginástica Artística Masculina, Feminina, Rítmica, Trampolins e Acrobática. 

No seguimento desta nova lógica, o CAGPD (Clube de Actividades Gímnicas de Ponta Delgada) inclui nos 6 melhores do País os seguintes ginastas:

3 iniciados: Filipa Macedo em Individual Feminino (1ª classificada entre 17 ginastas), Tiago Pinheiro e Manuel Resendes em Individual Masculino, Filipa Macedo e Manuel Resendes em Par misto, e ainda o trio 1º classificado constituído pelos 3 ginastas apurados;

6 juvenis: Leonor Januário, Cláudia Pinheiro e Filipa Leite em Individual Feminino (classificadas em 1ª, 2ª e 5ª entre 26 ginastas), Tomás Amaral em Individual Masculino, Cláudia Pinheiro/Tomás Amaral /Filipa Leite em Trio, Tomás Amaral e Leonor Januário em Par Misto, e, Zamy Tomé/Neuza Rocha/Cláudia Pinheiro/ Filipa Leite e Leonor Januário na categoria grupo.

2 juniores em elite, Rui Cansado em Individual Masculino, Maria Correia em Individual Feminino e ambos em Par Misto.  

4 seniores; Sara Silva (elite), Rafaela Damásio e Sofia Magalhães (1ª divisão), Fábio Lima (elite), par misto constituído por Sara Silva e Fábio Lima (elite) e o trio constituído por Rafaela Damásio/Sofia Magalhães/ Fábio Lima.

A Divisão Base não participa nas “Super-finais” e o CAGPD alcança o pódio nas seguintes categorias: Individual Feminino no escalão iniciado com Matilde Cymbron, campeã nacional (entre 35 ginastas); No escalão juvenil: Individual Masculino e Campeão Nacional: Duarte Mota; Individual Feminino e campeã nacional: Zamy Tomé (entre 48 ginastas); Elisa Silva/José Meneses na categoria par misto em 2º lugar; No escalão  júnior: Lara Faria/Sara Forjaz / Rita Nunes/ Elisa Silva/ Francisca Trota em 1º lugar da categoria grupo; Rita Nunes sobe em 3º lugar ao pódio na categoria de individual feminino. Ainda na competição base, Alexia Koch/Camila Pires/Maria Neto (trio iniciado em 8º lugar), Júlia Alves/Matilde Rodrigues/ Mariana Farias/Vitória Martins/Matilde Cymbron (grupo iniciado em 4º lugar), Maria Raposo (individual feminino em 8º lugar), Teresa Cabral/Matilde Medeiros/Leonor Neves (trio juvenil em 4º lugar).

Na competição 2, por equipas (melhores notas de 3 diferentes categorias), o CAGPD obteve o 1º lugar Nacional em juvenis (base). Em Divisão 1/elite, o CAGPD competiu em iniciados, juvenis e seniores, alcançando o 1º lugar nos 3 escalões

Os ginastas Tomás Amaral/Tiago Pinheiro/ Leonor Januário/Filipa Leite e Cláudia Pinheiro ganham ainda o título de campeões nacionais do escalão esperança em Aerodance.

Da comitiva, ainda fizeram parte as treinadoras Alexandra Barroso, Maria Silva e Filipa Cabral, a dirigente Carla Pereira e os ginastas que ainda desempenharam as funções de Juízes, Rafaela Damásio, Rui Cansado e Sara Silva.

 


 

 


BRONZE NO OPEN INTERNACIONAL DE FRANÇA

A ginasta Sara Silva alcançou no passado fim-de-semana a medalha de bronze no Open Internacional de França em Aix-les-Bains. A competição foi ganha pela Russa Maria Tereshinha, seguida por Thais Fernandes do Perú e de Sara Silva do Clube de Actividades Gímnicas de Ponta Delgada.

Sara, em entrevista ao jornal local “SPORTS”é alvo do título: “SILVA, a outra águia dos Açores”. “À l´image de l´Aigle de son ile, Pedro Miguel Pauleta(ancien joueur du PSG, bien connu em France), Sara Silva jaillit sur le praticable comme le rapace fond sur sa proie. Rapide, précise. Irrésistible. Mais encore en perfectionnement.”

A ginasta Açoriana prepara agora A Taça do Mundo de Cantanhede a decorrer entre 23 e 25 de Março em representação da Seleção Nacional nas categorias de Individual feminino e Par Misto.

 


 

Espectáculo dos 25 anos do Ginásio Corpore

“Quando o Passado se afigura como opção única de dar ao Presente um Futuro, “Analepse” sugere uma viagem “extra-sensorial” ao ritmo da cronologia dos bailados anacrónicos da existência humana.”

Ginastas e bailarinos multi-galardoados de diferentes gerações e diversas faixas etárias levam a cena, no palco do Teatro Micaelense, uma retrospectiva histórica de 25 anos “Corpore”, recriando Universos tão distintos quanto os da Disney, do Circo ou mesmo da colossal Atlântida.

 


ATENDIMENTO E RECEPÇÃO

Para mais informações ligue 296 683 004 ou 966 136 155

Tardes Úteis: 14h00 – 20h30
Sábados: 09h00 – 13h00
Domigos e Feriados: Encerrada

Horário sujeito a alterações sazonais – Consulte “Contacte-nos”